S&OP
S&OP Workshop
OBJETIVO
O principal objetivo é proporcionar aos colaboradores e à alta administração da empresa um olhar mais focado para a consolidação dos pontos fundamentais requeridos para o sucesso da implementação e sustentação do processo S&OP, tais como: o patrocínio da alta administração, identificação das principais dificuldades internas e nivelamento do conhecimento sobre o processo.
O S&OP Workshop foi concebido com base em uma abordagem estruturada, fornecendo orientações, diretrizes e ferramentas abrangentes, alinhadas com os mais robustos conceitos e princípios disseminados pelos “Thought Leaders” do processo S&OP, tais como: Tom Wallace, Bob Stahl, Dick Ling, S&OP Institute, APICS, Gartner, Aberdeen, Oliver Wight etc. Junta-se a isso uma extensa experiência comprovada através de anos de vivência conduzindo, liderando e implementando o processo de S&OP em renomadas empresas dos mais variados segmentos.
Além disso, como as empresas possuem diferentes estratégias, processos, culturas, níveis de maturidade etc., a plataforma foi desenvolvida de forma a oferecer à empresa a possibilidade de customizar o escopo dos serviços oferecidos. Assim, atendemos adequadamente às necessidades específicas de cada empresa na busca de resultados mais imediatos.
O S&OP Workshop foi concebido com base em uma abordagem estruturada, fornecendo orientações, diretrizes e ferramentas abrangentes, alinhadas com os mais robustos conceitos e princípios disseminados pelos “Thought Leaders” do processo S&OP, tais como: Tom Wallace, Bob Stahl, Dick Ling, S&OP Institute, APICS, Gartner, Aberdeen, Oliver Wight etc. Junta-se a isso uma extensa experiência comprovada através de anos de vivência conduzindo, liderando e implementando o processo de S&OP em renomadas empresas dos mais variados segmentos.
Além disso, como as empresas possuem diferentes estratégias, processos, culturas, níveis de maturidade etc., a plataforma foi desenvolvida de forma a oferecer à empresa a possibilidade de customizar o escopo dos serviços oferecidos. Assim, atendemos adequadamente às necessidades específicas de cada empresa na busca de resultados mais imediatos.
O principal objetivo é proporcionar aos colaboradores e à alta administração da empresa um olhar mais focado para a consolidação dos pontos fundamentais requeridos para o sucesso da implementação e sustentação do processo S&OP, tais como: o patrocínio da alta administração, identificação das principais dificuldades internas e nivelamento do conhecimento sobre o processo.
O S&OP Workshop foi concebido com base em uma abordagem estruturada, fornecendo orientações, diretrizes e ferramentas abrangentes, alinhadas com os mais robustos conceitos e princípios disseminados pelos “Thought Leaders” do processo S&OP, tais como: Tom Wallace, Bob Stahl, Dick Ling, S&OP Institute, APICS, Gartner, Aberdeen, Oliver Wight etc. Junta-se a isso uma extensa experiência comprovada através de anos de vivência conduzindo, liderando e implementando o processo de S&OP em renomadas empresas dos mais variados segmentos.
Além disso, como as empresas possuem diferentes estratégias, processos, culturas, níveis de maturidade etc., a plataforma foi desenvolvida de forma a oferecer à empresa a possibilidade de customizar o escopo dos serviços oferecidos. Assim, atendemos adequadamente às necessidades específicas de cada empresa na busca de resultados mais imediatos.
O S&OP Workshop foi concebido com base em uma abordagem estruturada, fornecendo orientações, diretrizes e ferramentas abrangentes, alinhadas com os mais robustos conceitos e princípios disseminados pelos “Thought Leaders” do processo S&OP, tais como: Tom Wallace, Bob Stahl, Dick Ling, S&OP Institute, APICS, Gartner, Aberdeen, Oliver Wight etc. Junta-se a isso uma extensa experiência comprovada através de anos de vivência conduzindo, liderando e implementando o processo de S&OP em renomadas empresas dos mais variados segmentos.
Além disso, como as empresas possuem diferentes estratégias, processos, culturas, níveis de maturidade etc., a plataforma foi desenvolvida de forma a oferecer à empresa a possibilidade de customizar o escopo dos serviços oferecidos. Assim, atendemos adequadamente às necessidades específicas de cada empresa na busca de resultados mais imediatos.
BENEFÍCIOS
Uma empresa com um processo maduro de S&OP tem muito mais agilidade e melhores resultados nas tomadas de decisão resultando em um impressionante conjunto de melhorias como abaixo:
Obs. Tabelas adaptadas e traduzidas por EPCS
METODOLOGIA
O conjunto dos serviços oferecidos está estruturado em 4 módulos, com cerca de 40 atividades relacionadas, garantindo uma plataforma robusta de implementação. Sendo que, cada atividade foi idealizada como uma tarefa independente e, quando consolidadas, levam a uma implementação mais rápida e bem sucedida, passando pelas fases de:
- DIAGNÓSTICO – contempla 1 ou 2 dias de curso mais a formação de equipes do projeto (Demanda, Operações e S&OP Executivo) e a delegação de atividades a serem preparados pelas equipes durante aproximadamente 2 a 3 semanas. Veja aqui o conteúdo do curso de S&OP.
- CONCEPÇÃO – 1 a 2 dias de Workshop de Consolidação com apresentações das atividades elaboradas pelas equipes. Apresentação final à gestão sênior da primeira versão detalhada do processo S&OP. Plano de ação de trabalhos por equipe.
- IMPLEMENTAÇÃO – 1 a 2 dias de Workshop de Implementação da Fase 1 (Piloto) acompanhando a primeira reunião de S&OP executivo da empresa.
- SUSTENTAÇÃO - Melhoria contínua e alinhamentos durante as fases 2 e 3 (Full S&OP)
CONTEUDO
Diagnóstico
Educação
- Nivelamento conceitual
- Benefícios alcançados
- Fatores críticos de sucesso
- 5 estágios evolutivos do S&OP
- A importância da gestão de mudanças
- Avaliação da maturidade do S&OP
- Situação atual e desejada
- Avaliação dos subprocessos versus as melhores práticas
- Identificação das lacunas
- Matriz de priorização
- Planos de ação
- Roteiro de implementação
Concepção
Workshop
- Requisitos mínimos dos subprocessos
- Parâmetros de planejamento
- Política do processo S&OP
- Governança do processo
- Calendário
- Responsabilidades
- Premissas
- KPIs/Dashboards
- Tomada de decisões
- Planos de ação
- Avaliação de cenários
- Gestão de riscos
- Alinhamento com o Plano Estratégico e Plano de Negócio
- Aprovação pela alta administração
Implementação
Estruturação do projeto
- Definição das equipes
- Modelo de comunicação
- Modelo de governança
- Análise dos recursos críticos
- Fase 1 – Piloto
- Fase 2 – Expansão
- Fase 3 – Integração
- Todas as famílias
- Finanças
- Novos produtos
Sustentação
Gestão de desempenho do processo
- Benchmark com melhores práticas
- Processo
- Conduta
- Entradas, agenda e saídas
- Alocação de tempo
- Ferramentas de avaliação da evolução do processo
- Acompanhamento dos ciclos iniciais
- Coaching
- Estudos de caso
- Artigos relevantes
CONTATO
DEPOIMENTOS
>
Contratamos a EPCS como nossa consultoria dentro de um projeto de desenho e implantação do processo de S&OP. Conseguimos dentro de 6 meses, resultados animadores quanto à redução de rupturas de estoque e otimização dos níveis de inventário. Começamos com o treinamento das pessoas chaves da organização, passando pela construção de políticas e procedimentos assim como um modelo de governança que garanta sua execução dentro da metodologia. Além da satisfação com o resultado do processo construído, fico feliz em ver a equipe discutindo e decidindo em outro nível de maturidade e conhecimento, os temas relacionados.
Rodrigo Pascini
Senior Operations Manager na Straumann Group
Senior Operations Manager na Straumann Group
Rodrigo Pascini
Senior Operations Manager na Straumann Group
Senior Operations Manager na Straumann Group